quarta-feira, 30 de junho de 2010

Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em língua inglesa) é um livro escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.

Curiosidades

  • O título do livro é inspirado em uma fala da personagem Miranda, do livro A Tempestade, de William Shakespeare.
  • O sobrenome de Bernard Marx faz uma referência ao Karl Marx (que foi um dos percursores do socialismo científico. A sociedade retratada no livro tem semelhança com suas análises socio-economicas do capitalismo). De modo semelhante, o primeiro nome de uma outra personagem, Lenina Crowne, é muito semelhante com o de Lenin (o líder dos primeiros anos da Rússia Comunista).
  • O nome da música e álbum Admirável Chip Novo da cantora brasileira Pitty foi inspirada no título deste livro.
  • Há também a música Admirável Gado Novo, conhecida pela voz de Zé Ramalho, que cita, de forma subjetiva, várias idéias contidas na obra de Huxley.
  • A banda Iron Maiden tem uma música e um álbum chamados "Brave New World" (Admirável Mundo Novo) que inclusive rendeu numa passagem pelo Brasil e que mais tarde virou o DVD Rock In Rio.
  • A banda estado unidense The Strokes tem uma música chamada "Soma", que faz alusão a pílula "soma" descrita no romance de Huxley.
  • Há um filme com Silvester Stallone, chamado "O Demolidor" que caracteriza a sociedade criada por Huxley, todos os comportamentos condicionados e as normas sociais e suas proibições.A personagem de Sandra Bullock recebe o nome de Lenina Huxley, clara referência a obra .
  • No filme Equilibrium é retratada uma sociedade futurista, totalitária e distópica que reprime obras de arte e sentimentos individuais. A sociedade apresentada no filme utiliza uma droga condicionadora que inibe as emoções chamada de ¨Prozium¨.
  • Este mesmo filme, o personagem interpretado pelo ator Sean Bean lê o livro em certo momento.
  • Exceto o modelo de organização de sociedade apresentado no livro, tecnicamente é possível realizar muitos dos eventos ali previstos.[1]
  • O Ocultista Britânico Aleister Crowley contribuiu muito com os seus estudos sobre drogas e sua magia sexual, no tocante ao que possa ser considerado como paleativo para a alienação às contravenções instituídas na sociedade de Huxley. Crowley deixou alguns ensaios, indicados pelo pai de Huxley ao filho, que resumiam o comportamento do ser e sua vontade, e como ocorrem, reagem e se interagem essas influências numa socieade perfeita que outrora ja havia sido representada em literatura desde o renacentista Fraçois Rebelais no sec XV, na sua obra Gargantua e Pantagruel. Na obra de François havia uma abadia Thelème onde as pessoas pederiam ser tudo o que quisessem. Aprimorada por Mr. Crowley em seus conceitos esotéricos a abadia Thelème se estruturou como Cidade das Estrelas e mais tarde como Admiravel Novo Mundo.
  • Os filmes "Soilent Green" com Charlton Heston e "Fuga no Século 23" com Michael York e Farrah Fawcett retratam sociedades onde tudo é controlado para manter os cidadãos felizes, tranquilos e submissos a um poder central, num mundo perfeito que garante a sobrevivência da espécie depois que o mundo real tornou-se supostamente inabitável.
  • O filme Gattaca, de 1997, de Andrew Niccol, traz o mesmo debate sobre a existência e as contradições de uma "sociedade ideal". No elenco estão Ethan Hawke, Uma Thurman, Tony Shalhoub e Jude Law.
  • No primeiro filme da trilogia Matrix, o Agente Smith (Hugo Weaving) fala, em determinada cena, sobre a primeira versão do mundo virtual. O fracasso dele teria sido causado justamente por conta da extrema perfeição das relações interpessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um mantenedor desse trabalho e ajude nosso trabalho
BCO DO BRASIL
AG. 0433-2
CC 35.928-9

AGRADEÇEMOS DESDE JÁ SUA CONTRIBUIÇÃO E QUE DEUS MULTIPLIQUE CADA VEZ MAIS NA SUA VIDA