terça-feira, 17 de julho de 2012

Yeshua - Verdadeiro nome de Jesus?


O nome Yeshua é uma derivação no nome Yehoshua, que foi traduzido para o português como Josué. O nome Yeshua, por sua vez, foi traduzido para o português como “Jesua” (Esdras 2:2), e passou a ser mais usado no exílio babilônico. Yeshua significa “D’us é salvação” ou “D’us salva” e pronuncia-se “Ieshua”. As suas iniciais “YE” são as iniciais do nome secreto de D’us, o tetragrama, aquele nome que foi revelado a Moisés na “sarça ardente”, que significa “Eu serei o que serei”. “SHUA” tem sua raiz no termo hebraico “Yasha”, que tem o significado de salvação. Quando pronunciamos Yeshua, estamos dizendo: D’us é salvação ou D’us salva, porém, estamos dizendo isto de uma forma especial e singular, porque estamos pronunciando as iniciais do nome secreto de D’us, o tetragrama.

Em Mateus 1:21, um anjo do Senhor se revelou a José e deu instruções para que ele colocasse o nome de Yeshua no menino que havia de nascer, pois disse: “Ele salvará”. Traduzindo a frase para o hebraico, o anjo disse: “Chamarás o seu nome Yeshua (D’us é salvação) porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Em outras palavras, Yeshua é a salvação de D’us para todo aquele que recebe o seu testemunho.
Nas nossas Bíblias, o nome citado é Jesus, mas, obviamente, isto é apenas uma adaptação, pois na época nem existia a língua portuguesa como é falada em nossos dias, na verdade o português arcaico data do século treze após a vinda do Mashiach. O termo Jesus é uma adaptação do termo “Iesous” do Grego, que por sua vez já é uma adaptação do nome Yeshua. Nos manuscritos semitas do novo testamento, alguns dos quais datam da mesma época dos manuscritos gregos, encontra-se o nome Yeshua.

Yeshua antes de tabernacular entre nós em um corpo físico, se manifestava num corpo espiritual e às vezes era chamado de: “O Anjo do Senhor”. Em uma de suas manifestações, o Eterno revelou que o Seu nome estava nele. Ele disse: “Eis que Eu Envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques a ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o Meu Nome está nele” (Êxodo 23:20,21). Observe que este anjo é especial, pois tem o poder de condenar e de perdoar, e esta autoridade é exercida apenas pelo Todo Poderoso. Mas o Pai, o D’us Eterno, a delegou também ao Seu Filho Unigênito, Yeshua Ha Mashiach. Isto respalda ainda mais a nossa ênfase no uso do nome original do nosso salvador, pois foi dado a ele pelo seu próprio Pai, o D’us vivo, que mesmo antes de tê-lo enviado a terra, já lhe chamava por este nome, como fica evidenciado no texto que lemos acima.

Nos nossos dias, o nome do Mashiach é pronunciado de diferentes formas. Em português é uma pronúncia, em inglês é outra, em espanhol é diferente das duas citadas, e ainda há outras formas de pronunciar e escrever nas mais diferentes línguas e dialetos. Mas sem dúvida o seu verdadeiro nome é Yeshua, aquele nome que foi dado a ele pelo próprio Pai, e transmitido a José pelo anjo, antes dele nascer, ou melhor dizendo antes de se manifestar em um corpo físico.

O D’us e Pai do nosso Senhor Yeshua Ha Mashiach, deu um nome ao Seu Filho, que é sobre todo o nome: “Pelo que também D’us o exaltou sobremaneira e lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Yeshua se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Yeshua Ha Mashiach é Senhor, para glória de D’us Pai” (Filipenses 2:9,10). Ora, quem dá é maior do que quem recebe, como está escrito em 1 Coríntios 15:28. “E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará Àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que D’us seja tudo em todos”. Logo, este nome que foi dado ao Filho, Yeshua, tinha que conter também o nome Daquele que sujeitou a ele todas as coisas. Em hebraico o nome Yeshua tem quatro letras, que é o mesmo número de letras do nome do Eterno, que por este motivo ficou conhecido como o tetragrama. Das quatro letras do nome do Eterno, duas delas estão no nome Yeshua, e estão posicionadas exatamente no mesmo lugar, como ilustrado a seguir:
Yeshua: (colocar em hebraico) - (yod,shim,vav,ain)
Eterno: (colocar em hebraico) - (yod, hei, vav,hei)
Após este estudo, alguns poderiam perguntar: Se eu fui batizado em nome de Jesus, eu estou salvo ou preciso passar pelo batismo de novo? A resposta é simples, se isto foi feito com inteira sinceridade e entrega, claro que o seu batismo foi legítimo, porque ao pronunciar o nome de Jesus, houve a intenção genuína de se dirigir a Yeshua, o Filho de D’us. Mas devemos estar precavidos acerca de dois aspectos relacionados ao nome do Mashiach. O primeiro é que não se deve falar mal ou combater o nome Yeshua, pois nele está o nome de D’us e isto certamente acarretaria em problemas. O segundo aspecto é que, se sabemos agora a verdade, ou seja, que o verdadeiro nome do Mashiach é Yeshua, porque então continuar chamando-o de Jesus. Um dia todos o chamarão de Yeshua, quando ele voltar para reinar sobre todas as nações da terra. Ele reinará em Jerusalém e se assentará no trono de David. Que o D’us e Pai do nosso Senhor Yeshua Ha Mashiach te abençoe e seja gracioso para com você!
Marcos Andrade Abrão
Líder da Congregação Judaico Messiânica: Beit Adonai Shamá (O Eterno está ali!).
Presidente do Ministério Pedras Vivas
Fonte: http://www.judaismomessianicobrasil.com.br/nomejesus.html

3 comentários:

  1. SOBRE A PRONÚNCIA DO NOME DE DEUS.

    Irmão Klaudiu's, não é um questionamento tá.

    Eu já estudei muito tbm para saber como se referir ao tetragrama, mas não cheguei à uma conclusão e não obtive uma certeza sobre a pronúncia.

    A certeza é apenas o tetragrama *יהוה* *(YHVH)* que está provado no nosso DNA *(10-5-6-5)*.

    Mas me parece que existe uma regra no nome, que o nome do *_Eterno_* deve estar no nome das coisas que pertencem ao _Eterno_(Ap 14:1).

    Veja:
    Te muita gente escrevendo 'Yahu', porém, se o nome for 'Yahu' falta um "h" do 'hei', letra final do tetragrama, pois se não o nome vira uma trilitera.
    Como o senhor entende bem mais de hebraico do que eu, gostaria que o senhor pudesse me explicar essa situação.

    Assim como a bilitera é 'Yah'.

    ResponderExcluir
  2. Então, voltando. Se a regra da qual eu falei existir, poderemos ter problemas com o nome de Yeshua, ou no do _Eterno_.

    Vamos lá:
    1. Se tivermos no tetragrama um *'patach'* abaixo do 'Y', e um *'Shva'* abaixo do 'H' e um *'segol'* abaixo do 'V', teremos então a palavra "YAHVEH".
    OBS: faz sentido, com a palavra 'Aleluyah'.

    1.1. Mas se tivermos um *'patach'* abaixo do 'Y', e um *'tsere'* abaixo do 'V', teremos então a palavra "YAHVEH" também.
    OBS: faz sentido com 'Aleluyah e Ha-shem'.

    2. Mas se tivermos um *'Shva'* abaixo do 'Y', e um *'holam'* sobre o 'H', com um *'qamats'* abaixo do 'V', teremos então a palavra "YEHOVAH".
    Obs: faz sentido, com a palavra 'Adonay'.

    3. Porém, se tivermos um *'chataf patach'* embaixo do 'Y', como no Alef de 'Adonay', e um *'holam'* acima do 'H', como acima do Dalet de 'Adonay'; e um *'patach'* abaixo do 'V', como abaixo do Nun de 'Adonay', então teremos a palavra "YAHAVAH".
    OBS: faz sentido com a junção do nome dos primeiros filhos humanos de Deus, Adon e chavah (Adão e Eva); tbm com 'Adonay e Aleluyah'.

    4. Agora, se tivermos um um *'qamats gadol'* abaixo 'Y', e um *'holam'* acima do 'V', teremos então a palavra "YAHOH".
    OBS: não tem muito sentido nem com 'Adonay ou Aleluyah'.

    5. E, se tivermos um *'qamats'* abaixo 'Y' e o considerarmos como 'ao', e termos um *'shuruq'* no 'V', teremos então a palavra "YAOHUH".
    OBS: não faz muito sentido nem com 'Adonay ou Aleluyah'.

    6. Mas, se tivermos um *'qamats gadol'* abaixo do 'Y', e um *'shuruq'* no 'V', teremos então a palavra "YAHUH".
    OBS: faz sentido com 'Aleluyah'.

    7. E mais uma só, se tivermos um *'qamats gadol'* abaixo do 'Y', e um *'shva'* no 'H' o deixando *'mudo'*, e um *'shuruq'* no 'V' sem considerar o último 'H" por ser *'mudo'*, teremos então a palavra 'YAU'.
    OBS: não faz sentido nenhum, porém há muitos sons na natureza que fazem ou terminam com 'yau'.

    ResponderExcluir
  3. Então se aplicarmos a regra (vou usar o nome do pai, do filho, da cidade santa, da tribo do filho é da nação), ficaria...

    Exemplos:
    1 e 1.1 - *YAH*VEH:
    *Yah*shua, *Yah*shalem, *Yah*udah, *Yah*sra'EL.

    2 - *YEHO*VAH:
    *Yeho*shua, *Yeho*shalem, *Yeho*dah, *Yeho*sra'EL.

    OBS: para ser Yeshua o nome do _Messias_, o nome do _Eterno_ deveria ser 'YEVAH'.

    3 - *YAHA*VAH:
    *Yaha*shua, *Yaha*shalem, *Yaha*dah, *Yaha*sra'EL.

    4 - *YAHOH*:
    *Yaho*shua, *Yaho*shalem, *Yaho*dah, *Yaho*sra'EL.

    5 - *YAOHUH*:
    *Yaohu*shua, *Yaohu*shalem, *Yaohu*dah, *Yaohu*sra'EL.

    OBS: dessa maneira consta no livro de 'Yaoshor' (Jasar).

    6 - *YAHUH*:
    *Yahu*shua, *Yahu*shalem, *Yahu*dah, *Yahu*sra'EL.

    OBS: agora parece fazer mais sentido.

    7 - *YAU*:
    *Yau*shua, *Yau*shalem, *Yau*dah, *Yau*sra'EL.

    Só para constar, usei a forma arcaica para Salem = 'Yerushalem". Poderia ser no hebraico moderno Shaláyim = "Yerushaláyim".

    E também, para contar, no arcaico não seria 'EL' e sim 'UL'. Sendo assim então 'Ulhim', mas neste caso usei o moderno 'ELohim'.

    Mas em ambos os casos não diferença a minha escolha na parte do arcaico ou o moderno.

    *Então professor, me ajuda sobre a pronúncia do tetragrama, pois os outros será consequência*.

    Depois num dado momento, me diga, o correto não seria o 'arcaico'.
    Espero sua resposta!
    Shalom ule'heetra'ot.

    ResponderExcluir

Seja um mantenedor desse trabalho e ajude nosso trabalho
BCO DO BRASIL
AG. 0433-2
CC 35.928-9

AGRADEÇEMOS DESDE JÁ SUA CONTRIBUIÇÃO E QUE DEUS MULTIPLIQUE CADA VEZ MAIS NA SUA VIDA